quarta-feira, 18 de março de 2009

Restaurando as artes e os artistas

Olá, graça e Paz, gostaria de começar esse “blog” relatando um pouco do que Deus tem gerado no meu coração e no coração da família AdorArte. Tenho plena convicção que todos nós, que fazemos parte do corpo de Cristo, temos um chamado específico que, com certeza, não exclui o ide por todo o mundo e pregai a toda criatura. Porém existe um povo específico que espera por ti e o nosso Senhor dedicou a você as palavras que eles precisam ouvir e o exemplo que eles precisam ver.

Tão certo como vive o Senhor que fui chamado para restauração das artes e dos artistas, tanto os que estão dentro quanto os que estão fora da casa do Pai, e por conseqüência a Cia. AdorArte também tem este chamado pelo fato de seus membros também possuírem esta chama de ver todo tipo de artes adorando ao Deus Eterno.
Para se falar em restauração das artes, precisamos entender algo sobre excelência, e com isso entra em questão a excelência de Deus e a excelência dos homens.

A excelência de Deus está intimamente ligada à unção do seu Santo Espírito sobre nós e a excelência dos homens está ligada a uma técnica bem apurada. Infelizmente hoje é visível que as melhores técnicas, seja ligada a teatro, dança pintura, música e tantas outras artes estão no domínio do mundo. É claro que em muitos grupos de artes cristãos já se vê técnicas bem apuradas, como por exemplo Jeová Nissi, Cia. Rhema, Diante do Trono e outros. Porém quem domina os maiores teatros, quem faz os maiores shows sãos os meios seculares de arte.

Creio que chegará o tempo, e está perto, onde os melhores artistas estarão dentro da casa do Pai usando as suas habilidades para adorar a Deus. Creio no tempo onde os artistas cristãos não precisarão ir até ao mundo buscar técnicas bem apuradas e traze-las para dentro da igreja querendo dar o melhor para Deus. Está batendo à porta o tempo em que os artistas seculares virão até nós em busca das técnicas que temos e sentirão que não se trata de somente uma técnica bem apurada mas sim a presença do Espírito Santo de Deus e suspirarão por essa presença manifesta em suas vidas.

Restauração para essa Cia. de Artes significa voltarmos a palavra que o próprio Deus Eterno deu a Moisés sobre o artista Bezalel.

“O Senhor Deus disse a Moisés: -Eu escolhi Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Judá, e o enchi com o meu Espírito. Eu lhe dei inteligência, competência e habilidade para fazer todo tipo de trabalho artístico...” Êxodo 31.1-3 (NTLH).

Hoje, ainda precisamos recorrer ao mundo secular para buscar habilidades, inteligência e competência para desenvolvermos técnicas bem apuradas, mas nem sempre foi assim, existiu o tempo, e ele está de volta, em que o próprio Deus Eterno nos dava toda habilidade, inteligência e competência. Bezalel não precisou recorrer aos estrangeiros, não precisou sair do arraial do povo de Deus para possuir habilidades que o permitisse que desenvolvesse todo tipo de artes, ele simplesmente foi ensinado pelo Espírito Santo de Deus.

“Tu lhes deste o Teu bom Espírito para lhes ensinar o que deviam saber; tu os alimentaste com maná e lhe deste água para matar a sede.” Neemias 9.20 (NTLH).

Precisamos entender algo muito importante a respeito de irmos ao mundo buscar técnicas bem apuradas. O principal motivo não é o fato de talvez a comunidade cristã seja ainda um pouco carente de tais técnicas, esse é um enorme motivo, porém o principal fato é simplesmente que ainda não temos uma intimidade excelente, plena e sobrenatural com o nosso mestre enviado pelo nosso Senhor Jesus Cristo. O versículo de Neemias que acabamos de ler diz que o nosso Deus deu o seu bom Espírito para nos ensinar o que devemos saber. Se eu tenho um chamado para musica, eu devo saber a respeito de musica e o Espírito de Deus me ensina a respeito de música, se o Senhor me chamou para teatro, eu devo saber a respeito de teatro e Ele me ensina a respeito de teatro, porém, como o Espírito Santo vai me dar o maná, que significa um alimento específico de Deus, se eu não tiver fome? Como ele vai me dar água se eu não tiver sede? Como ele vai me ensinar se eu não quiser aprender com Ele? Mas louvado seja o Senhor, pois Ele tem derramado sobre o seu povo uma nova unção, a unção da Vida Eterna que significa relacionamento eterno com Ele, e isso vai nos levar a excelência da técnica debaixo do ensinar do Espírito Santo de Deus.

A técnica bem apurada realmente é muito importante no meio artístico, pois é ela que emociona, toca na alma da pessoa, e uma vez tocada, essa pessoa se torna aberta à palavra de Deus, a técnica serve como um quebrar de barreiras, um arar a terra para que a semente seja plantada em uma terra bem preparada onde a semente germinará, crescerá e dará frutos.

Entretanto, o que mais nos deve chamar atenção para o texto de Êxodo 31.1-3, não é o fato de Bezalel ter sido ensinado pelo próprio Deus e sim o fato dele ter sido cheio do Espírito Santo.

“O Senhor Deus disse a Moisés: -Eu escolhi Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Judá, e o enchi com o meu Espírito. Eu lhe dei inteligência, competência e habilidade para fazer todo tipo de trabalho artístico...”

Isso nos diz respeito a unção de Deus sobre nós, artistas de Cristo, pois unção significa o Espírito Santo agindo em nós e através de nós, então isso nos ensina que a técnica, podendo ser a mais apurada que for, nunca vai substituir a unção de Deus, e é nela que está intimamente ligada a excelência de Deus. Um artista cheio de unção pode ministrar a uma pessoa até mesmo em um erro de fala, de acorde musical ou de passo na dança. É a unção que convence o pecador dos seus pecados, é a unção que aproxima as pessoas de nós, por que elas sentem algo diferente e é exatamente isso que nos torna diferente dos artistas seculares, a unção de Deus em nós.

Se buscarmos somente uma técnica bem apurada, acreditando que somente isso basta, então passamos a ser artistas seculares no meio do povo de Deus e nossas ministrações passam a ser apenas shows de entretenimento que servem apenas para emocionar as pessoas, porém a palavra não entra, não convence, não transforma a vida de quem está assistindo. Se ministramos uma palavra de cura e ninguém foi curado, faltou unção, se ministramos uma palavra de libertação e ninguém foi liberto, faltou unção, se ministramos uma palavra evangelística e ninguém entrega-se a Jesus, faltou unção e isso significa trabalho relaxado para Deus. Entendamos hoje que trabalho excelente para Deus significa artistas cheios do Espírito Santo, e como se adquire isso? Sendo santo, como Ele é santo.

Portanto, precisamos guardar que excelência de Deus significa um artista cheio de unção e a excelência do homem significa um artista cheio de técnicas bem apuradas. O que precisamos é juntar esses dois fatores para termos as artes e os artistas restaurados.

Seremos procurados pelo mundo, e isso já começou, devido a diferença que fazemos por estarmos cheios de unção. Tais artistas seculares pensarão que se trata de mais uma nova técnica bem apurada que eles ainda não conhecem, porém, vão se deparar com a unção do Santo Espírito e suspirarão por isso, e entregarão suas vidas nas mãos do Deus Eterno e suas vidas serão transformadas, suas motivações serão corretas e o nome do Senhor será exaltado por todos os artistas em todas as nações.

Ainda que eu não veja isso acontecer, tão certo como vive o Senhor eu creio com todas as forças do meu espírito, e tenho feito a parte que Deus me chamou à fazer.

Continue na Paz do nosso Senhor e receba a unção de Bezalel na sua vida...


Thyêgo Rodrigues.
Líder Cia. AdorArte


11 comentários:

  1. Quero dizer que através dessa promessa e no anseio de ver essa Companhia fluir, o Espírito Santo nos motiva a buscarmos mais e mais intimidade com o Senhor, realmente Ele tem provido alimentos de excelência para nós. Louvo a Deus!

    ResponderExcluir
  2. Quero dizer que através dessa promessa e no anseio de ver essa Companhia fluir, o Espírito Santo nos motiva a buscarmos mais e mais intimidade com o Senhor, realmente Ele tem provido alimentos de excelência para nós. Louvo a Deus!

    ResponderExcluir
  3. Que palavra linda!!! Anseio por ver o que Deus ira fazer atraves da Cia AdorArte. O objetivo da companhia sempre foi uma anelo do meu coração e creio que sera a realização de um dos sonhos de Deus na minha vida. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  4. A graça e paz do Senhor Jesus Cristo,
    Não tenho dúvidas do derramar de Deus para essa companhia, daquilo que Deus tem entregado em nossas mãos. Louvo a Deus pela vida de nossos líderes, pelas palavras, pelo testemunho.
    Clamo a Deus por uma maturidade na Cia,primeiro em mim, para que não venhemos a negligênciar o chamado de Deus.
    E tempo de buscar ser cheio do Espírito Santo.
    (Rafael de Castro)

    ResponderExcluir
  5. A Cia. AdorArte é um tesouro que o Senhor confiou a mim e tenho buscado ser fiel a essa aliança. Sou tão grata a Deus por fazer parte de uma geração que só tem colhido tudo que já foi chorado, clamado e intercedido por anos, a colheita será tremenda Artistas!!!
    Sinto-me tão realizada espiritualmente e ministerialmente ao lado de vcs, quero dizer que estou aqui para serví-los, sinto prazer de tê-los como filhos.
    bjs de Vivi

    ResponderExcluir
  6. Quando capituramos quem somos em Deus entendemos ao mesmo tempo qual o motivo d'Ele ter nos criado e posto neste mundo. O Senhor, nosso Deus Eterno, criou esta Cia e lhe deu uma identidade. O que esta familia faz é trabalhar para cumprir o seu chamado e cumprir com excelencia...

    Deus seja louvado...

    Thyêgo.

    ResponderExcluir
  7. Família. Essa foi a primeira instituição que o Senhor criou, por isso vejo a Companhia dessa forma, nela tenho crescido espiritualmente e buscado conhecer o Senhor. Nela somos tratados e transformados em unidade. A cada dia que passa tenho mais convicção de que quem entender a sua função no corpo de Cristo, entende a sua função no meio de sua família.
    Viviana Fonseca

    ResponderExcluir
  8. As suaves brisas de Santidade difundem no Adorarte...Lugar de Restauração de Artes e Adoração ao nosso Amado Pai...Lembro do meu chamado ao Adorarte,foi lindo!!! Muito de Deus veio sobre minha vida.Fui batizada no Espírito através da ministração do nosso irmão Júnior de Artes Visuas no seu desenho..."O Fogo de Deus"...no Chama Jovem!
    Estava de joelhos e olhos fechados orando no Espírito, quando abrir os olhos me deparei no desenho c a minha realidade naquele momento sendo batizada pelo fogo do Espírito...e Algo sobrenatural veio sobre mim...foi tremendo!!!!!
    A Promessa de Deus está sobre esta Cia..Q Ele possa nos orientar em nossos objetivos e q eles frutifiquem...Que a Luz do nosso Pai venha brilhar dentro de nós e fora de nós p/ que possamos torná-la últil...Que possamos respirar os Sentimentos q emana do SEnhor...e que caminhemos como principes e princesas das artes pois de Ti Pai vem a Canção que se renova de tempos em tempos e que em tudo embeleza!!!!

    Papai que o nosso e o Seu desejo,sejam um só!!!!
    Vânia Lisboa

    ResponderExcluir
  9. Eu creio no sobrenatural de Deus com os artistas, eu não abro mão do q Deus reservou pra nós artistas!O brilho verdadeiro está onde não se pode ver, no coração,está no que existe atrás dos palcos!a verdadeira luz é Jesus!!!

    ResponderExcluir
  10. É maravilhoso fazer parte de uma Cia onde não se ver...
    intrigas
    disputas
    humilhação (só diante d Deus)
    choro (só de felicidade pq Deus nos ama)
    decepção


    Mas....existem SONHOS...os mais lindos!!!Quem quiser pode vir nós sonhamos juntos!!

    bjuu...amo a todos

    ResponderExcluir
  11. pode contar comigo para difundir o AdorArte

    ResponderExcluir

Comente