Dança

Lider: Mirley Souza

                            “A dança do Espírito”


  
                                        Teatro Margarida Schivasappa - Musical Volta Logo em Out/2009
        
          O núcleo de Dança da Cia. AdorArte tem como diferencial compreender e transmitir a outros artistas que somos seres humanos feitos de três partes: corpo, alma e espírito, e por isso precisamos trabalhar cada uma dessas partes individualmente para atingirmos uma dança plena.
         O significado da palavra "dança", no dicionário Mini-Aurélio 2007, diz assim: "seqüência de movimentos corporais executados de forma ritmada, desenvolvida ao som de uma música". Contudo, nós, do núcleo de Dança, não acreditamos somente que a dança tenha essa definição básica, ela vai além do ato físico de movimentar e se expressar, ela atinge um nível espiritual elevado, pelo simples fato de ter como professor o Espírito Santo de Deus.

 “Mas sobre vocês Cristo tem derramado o seu Espírito. Enquanto o seu Espírito estiver com vocês, não é preciso que ninguém os ensine. Pois o Espírito ensina a respeito de tudo, e os seus ensinamentos não são falsos, mas verdadeiros. Portanto, obedeçam aos ensinamentos do Espírito e continuem unidos com Cristo" I Jo 2:27

Cidade Folía – 10ª Madrugada Jovem em Out/2009

            Com essa direção de Deus, assumimos a missão de restaurar as danças. O que a princípio, de nossa humanidade, servia para rituais de acasalamento, adoração a natureza ou expressão cultural. Hoje está bastante difundida, pois ao longo dos séculos, aquilo que era espontâneo, foi-se estabelecido regras e adquirindo diversificação em todos os âmbitos: acadêmico, cultural, religioso, etc.

Ginásio da UEPA – 8ª Madrugada Jovem em Mar/2009
            Mas afinal, por que se há a necessidade de restaurar a dança? Para encontrar a resposta para essa pergunta, basta observarmos uma pessoa dançando. Cada movimento que um ser humano faz, tem o intuito de revelar a sociedade a cerca de suas opiniões e desejos.

            Por isso, muitos artistas musicais contratam bailarinos para dançarem em seus shows, eles não estão ali somente para animar a platéia ou para ensinar uma simples coreografia, mas para ensinar a dançar conforme o que o artista musical idealizou quando compôs a sua obra. Caminhando nesse sentido, vemos que o bailarino tem a função de massificar a obra musical. Por exemplo: um cantor com estilo musical de samba escreve uma música e defini que uma mulher deva dançá-la em seu show, até aí não tem nada demais, o problema começa quando a bailarina vai analisar a letra para coreografá-la e observa que a música fala de sensualidade, fornicação, inveja, bebedeira, etc. Então como será que ficará essa coreografia?! O que será que a bailarina vai ensinar a platéia?! Como será o figurino que ela vai elaborar para essa apresentação?!

Vadião UFPA - Agito Gospel em Jun/2011

            Tudo isso é muito preocupante, por conta desse esclarecimento do Espírito Santo, o núcleo de Dança vem desenvolvendo um trabalho para resgatar as danças. Tudo aquilo que Satanás tem deturpado através dos artistas que ainda não conhecem a Deus, nós combatemos pedindo que o Espírito Santo nos ensine a dançar de uma forma santa e pura, que não fira os princípios de Deus.
            Toda esse nosso zelo é para que "... Deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós e continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós" Hb 12:1. Pois afinal o apóstolo Paulo aconselhou da seguinte forma: "Procurem ter paz com todos e se esforcem para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor (santa), pois sem isso ninguém O verá" Hb 12:14.

                                                                                                          Por Viviana Fonseca