Arte Kids

LÍDER: Iris Taynara

Cia. AdorArte no MCJ

         O núcleo de crianças da Cia. AdorArte, o ArteKids, vem desenvolvendo a quase dois anos, um trabalho específico com as crianças de faixa etária de 7 a 12 anos da IBMA - Igreja Batista      Missionária da Amazônia, cujo o coordenador do MCJ - Ministério de Criança e Juniores é Felipe Linhares e os supervisores Pastores Flávio e Marisa Carvalho.
Primeiro ensaio no núcleo ArteKids em Jan/2010 - Dinâmica
          O intuito deste núcleo é despertar na criança o desejo de servir a Deus de uma forma plena através das habilidades, ou seja, fazer com que ela experimente tudo o que está ligado as arte, como: dança, teatro, música, desenho, administração, intercessão, fotografia, malabarismo, moda, produção, etc. Isso irá auxiliá-la para quando ela chegar na fase da adolescência, tenha uma base para buscar no Espírito Santo um direcionamento a cerca do chamado e ministério que Jesus separou para ela.

            "Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo. Por isso foi dito: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens." (Ef 4:7- 8 AA)

Gincana “Unidade da Fé” em Mai/2010 – Trabalho em grupo

Muitas vezes subestimamos o entendimento e raciocínio das crianças, isso é muita ignorância da parte dos adultos, pois as crianças entendem perfeitamente o que explicamos a elas, nosso exemplo bíblico é o profeta Samuel, ele foi orientado por seus pais a servir ao Senhor dês da infância.

            "Então Elcana se retirou a Ramá, à sua casa. O menino, porém, ficou servindo ao Senhor perante e sacerdote Eli." (1 Sm 2:11 AA)

        
    Vencedores da Gincana “Unidade da Fé” em Jun/2010
            De fato, Samuel era apenas uma criança que tinha em torno de três anos de idade, mas isso não foi empecilho para começar a servir no meio da congregação, todavia, foi essencial para ele consolidar um relacionamento com Deus, pois segundo teólogos, Samuel se encontrava na fase da puberdade quando descobriu a sua vocação no reino de Deus, ou seja, é primordial que os pais priorizem as atividades que os filhos executam dentro da igreja, por mais simples que pareça tem um motivo espiritual por detrás.

            "Entretanto, o menino Samuel servia ao Senhor perante Eli. (...) e ainda não se havendo apagado a lâmpada de Deus, e estando Samuel também deitado no templo do Senhor, onde estava a arca de Deus" (I Sm 3:1-3 AA)

Momentos de Oração em Jun/2010
            Como podemos observar no versículo acima, Samuel tinha responsabilidades sérias no funcionamento da Tenda da Consagração, o fato de ele ser criança, seu serviço não foi menosprezado por adultos. Com esse entendimento, orientamos as crianças a serem freqüentes nas denominadas "salinhas" ou "classes infantis", que ocorrem durante os cultos da igreja, dispostas a participarem de um culto específico para elas, o fato de elas não permanecerem na nave da igreja, recebendo alimento que os pastores estão liberando não quer dizer que estão sendo excluídas do culto, mas direcionadas para um culto que venham suprir as necessidades de sua faixa etária.

                   Dinâmicas em Ago/2011
  
            O Espírito Santo de Deus, tem levado nós, professores, a buscar alimento específico para que cada crianças busque e encontre a sua identidade no corpo de Cristo, pois afinal o Ap. Paulo afirmou  que Jesus chamou cada um para uma função específica no corpo de Cristo que será executada através de uma unção específica que o próprio Deus já derramou.

            "E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo" (Efésios 4:11-13 AA)


      Ministração na ExpoKids em Fev/2011
    
Sempre orientamos as crianças que participam dos cultos das terças-feiras, das 19hrs até as 21hrs, no 3o andar do prédio Anexo III da IBMA, que compareçam com roupas confortáveis, assim elas terão mais facilidade em se expressar artisticamente.

                                                                                             Por Viviana Fonseca




EBF/2011

No final do mês de junho e início de julho, dias 30, 1 e 2, foi realizada a Escola Bíblica de Férias (EBF) na Igreja Batista Missionária da Amazônia (IBMA) coordenada pelo Ministério de Criança e Juniores (MCJ) e ela veio cheia de aventuras com seu tema “Caçadores do Tesouro Perdido”. As crianças tiveram três dias para aprender a cerca de um tesouro que vale muito mais que ouro ou prata (Sl 119.72).


A Cia. AdorArte, através de teatro, encenou a aventura de uma pequena garotinha que saiu a procura do “Tesouro Perdido” e encarou muitos desafios, com a ajuda do Sr. da Luz. Ela lutou contra as investidas do Sr. das Trevas e seus dois piratas, o Capitão Não Posso e o Marujo Deixa-Para-Mais-Tarde que faziam de tudo e mais um pouco para tirarem o ânimo e não deixá-la encontrar o tesouro. A menina ainda teve que lutar contra sua incapacidade, sua preguiça, seu pecado e toda sua dúvida. No final, conseguiu vencer os piratas e encontrou um tesouro que vale muito mais que qualquer riqueza, a bíblia.

Para nós da Cia. AdorArte foi uma grande honra poder participar da EBF na IBMA: “Caçadores do tesouro Perdido”. Foi possível ministrar, para/com aproximadamente 170 crianças, o grande valor que há na palavra de Deus a ponto de não poder ser comparada às riquezas deste mundo.






Passamos algumas semanas orando especificamente por esta obra, acreditando que não estaríamos em momento algum ministrando a qualquer tipo de pessoas e sim às verdadeiras detentoras do Reino do Céu.
Ministrar ao coração de crianças não é uma tarefa fácil, precisamos falar sua linguagem, caso contrário não é possível capturar atenção e muito menos motivá-las a participar das atividades.
Nesta EBF a Cia. AdorArte se comprometeu em ministrar através de peças teatrais nos três dias que se seguiram o evento. Ficamos responsáveis também pela ornamentação do altar da IBMA.
Sem muitos custos transformamos o altar do templo em uma ilha, lançamos mão de materiais simples e alternativos, como por exemplo: canos pvc, folhas de coqueiros, muito papel 40 quilos e pedras.
cenário
Como se tratava de encenações curtas, no máximo 5 minutos cada peça, fizemos questão de elaborar um bom figurino, levando em consideração também o baixo custo, reaproveitamos bastantes materiais que já tínhamos na sede da Cia. AdorArte.
No fechamento da peça, as crianças tiveram a oportunidade de caçar e achar o tesouro mais precioso que se pode encontrar, a bíblia, pois nela contém toda a verdade e vida da qual precisamos. As crianças que tinham encontrado mais de um tesouro foram orientadas a compartilhar com aquelas que ainda não tinham encontrado tal preciosidade.
E não foi só isso, as crianças aprenderam muito na Sala de Arte com a tia Acilene, realizaram trabalhos de pintura, artesanato, recorte e outros.
Sala de artes
Na Sala Missionária com a tia Marcíria, aprenderam mais a respeito da nação Indiana.
Sala Missionária
Na Sala Bíblica com a tia Amanda, aprenderam mais a respeito das incríveis histórias bíblicas. 
Sala bíblica
Em cada sala houve uma atividade diferenciada durante os três dias de EBF e não podemos esquecer a Sala de Aconselhamento, priorizando não somente as crianças mais hiperativas, mas também aquelas que entregavam suas vidas a Jesus ou que, por algum motivo, precisavam abrir o coração.


Ao final das ministrações através de peças teatrais, a Cia. AdorArte fez questão de ministrar servindo de apoio aos professores e liderança do evento, procuramos de todas as formas possíveis aliviar a carga dos nossos irmão e vivenciar um trabalho mais suave e alegre para todos que participaram deste momento singular na vida das nossas crianças. Ficamos nos corredores, com rádio, na portaria, servindo água, avisando o tempo dos ministrantes, distribuindo certificados e brindes… enfim, o trabalho foi maravilhoso e bastante edificante, com certeza estaremos na próxima!
No final de tudo o líder do MCJ, Felipe, falou de sua alegria ao ver a felicidade no rosto de cada criança, pois elas se sentiam satisfeitas e realizadas por encontrarem o tesouro.
Agradecemos a todos aqueles que por algum motivo levam em consideração o trabalho que desenvolvemos visando o crescimento do Reino do nosso Deus amado, à liderança do MCJ, pastores da IBMA e principalmente ao nosso Grande e Bom Deus o qual rendemos toda honra, toda glória e todo o louvor.