Sobre AdorArte


       Há um certo tempo, em uma época muito distante, surge no coração de Deus um sonho de ver todo o tipo de arte em sua casa. “E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, de entendimento, de ciência e com todo o tipo de arte.” (Ex 31:3)


Thyêgo Rodrigues e Viviana Fonseca
       Em março de 2007, Thyêgo Rodrigues e Viviana Fonseca assumiram a missão de continuar a obra. Só que havia algum tempo, que ardia em seus corações, transformar o AdorArte em um grupo que trabalhasse em TODOS os tipos de arte (dança, teatro, moda, malabarismo, acrobacias, artes plásticas e visuais, culinária, e todo o tipo de arte que pode adorar a Deus), assim surge a Companhia AdorArte. Hoje a companhia é formada por mais de 20 jovens da Igreja Batista Missionária da Amazônia e tem a liderança de Bibefu Mangala e Mhirley Souza que sucedem Thyêgo e Viviana.
Características Metodológicas da Cia. AdorArte

No anseio de extrair dúvidas frequentes por conta dos irmãos e irmãs que por algum motivo se sentem desejosos em fazer parte da família AdorArte ou desejosos em solicitar a presença em algum evento, esclarecemos aqui as características deste chamado e toda metodologia de atuação.

CARACTERÍSTICAS________________
1º- Professar a fé em Jesus Cristo.
            AdorArte é uma Companhia Cristã de Artes e seu nome significa adorando o Senhor com arte, isso só, e somente só, é possível quando todos que fazem parte desta grande obra se permitem ser adoradores em Jesus Cristo e seguidores dos seus preceitos divinos.

2º- Somos todos voluntários.
            A Cia. AdorArte é um ministério sem fins lucrativos, a não ser aqueles que usufruiremos na eternidade, por conta disso ela não dispõe de qualquer pagamento material aos seus integrantes, a não ser que alguém queira ofertar voluntariamente na vida de algum membro.

3º- Não somos um ministério interdenominacional.
            A Cia. AdorArte é um dos ministérios de arte da Igreja Batista Missionária da Amazônia (IBMA). Para ingressar neste chamado de Deus, cada candidato precisa necessariamente fazer parte da mesma denominação.

4º- Nosso chamado não se restringe no interior dos templos.
            A Cia. AdorArte ministra também fora da congresso, ou seja, nas ruas, praças, entidades e onde nos chamarem com o propósito de anunciar os princípios cristãos através da arte.

5º- Trabalhamos com Núcleos
            A Cia. AdorArte é subdividida em vários núcleos de arte. Cada núcleo tem um líder específico e toda a Cia. Tem Bibefu Mangala e Mhirley Souza como orientadores e responsáveis por levantar cada líder.
6º- Exercemos a visão de discipulado.
            A Cia. AdorArte trabalha na visão de fazer discípulos de Cristo, logo, cada integrante deve acompanhar um tutor e telo como referencial de bom caráter e gerador do chamado de Deus para sua vida artística.

7º- Vivemos na unção dos cinco ministérios.
            Acreditamos que o Espírito Santo de Deus derramou sobre cada cristão uma unção ministerial específica. Não somos artistas comuns (atores, dançarinos, pintores, cantores e etc.), somos evangelistas, pastores, mestres, profetas e apóstolos artistas. Por conta disso, cada integrante é estimulado e descobrir-se em Deus, tendo certeza do seu chamado e ministério, base de sua identidade espiritual.

8º- Estamos submissos à cobertura espiritual da IBMA.
            A Igreja Batista Missionária da Amazônia, tendo como Pastor Presidente Raimundo Monteiro, nos favorece suporte material (sala de reunião, sala de ensaios, materiais burocráticos) e suporte espiritual (conselhos, intercessão e alimento espiritual).

METODOLOGIA_____________________
1º- Inscrições para novos integrantes.
            A Cia. AdorArte abre uma vez ao ano as inscrições para novos integrantes, geralmente no mês de janeiro ou fevereiro, porém, no decorrer do ano abrimos inscrições especiais caso achemos necessário.

2º- Ministrações aos novos integrantes.
            Após inscrição, os novos integrantes participarão de uma série de seis ministrações específicas para começarem a compreender a linguagem da Cia. AdorArte e desde já obtendo entrosamento com  os membros mais antigos. Neste momento ainda não participará dos ensaios e consagrações.
            Os ministrantes são os próprios integrantes que fazem parte há bastante tempo ou já capturaram a linguagem de maneira excelente.

3º- Núcleos obrigatórios.
            Após a série de ministrações, os novos integrantes deverão obrigatoriamente participar primeiramente do Núcleo de Produção, onde receberão ministrações de prioridade prática e ao mesmo tempo aprendendo a servir um chamado específico de Deus. Neste momento já deverão participar dos ensaios e consagrações.
            Após experiência no Núcleo de Produção, obrigatoriamente os novos integrantes participarão do Núcleo de Intercessão, o qual está ligado com a intercessão da IBMA, onde receberão ministrações de prioridade prática e ao mesmo tempo aprendendo a interceder por um chamado específico de Deus.

4º- Priorizar um Núcleo
            Após esta caminhada, os novos integrantes deverão priorizar um núcleo específico que queira servir (teatro, dança, artes visuais, produção, intercessão e etc.). priorizar não significa ser exclusivo do núcleo que escolheu, ou seja, poderá servir em outros núcleos sempre que for solicitado e assim estimular todo o potencial artístico que  há em cada um.

5º- Nossas Reuniões.
            A Cia. AdorArte se reúne para ensaios técnicos duas vezes na semana (Segunda e Quinta Feira) às 19:30h até 22:30h na IBMA. Se houver necessidade marcamos ensaios extras em outros dias da semana.
            A consagração da Cia. AdorArte acontece todo Domingo às 07:00h até 09:00h na IBMA.

6º- Movimento Unidade da Fé.
            Todas as Quartas feiras a partir das 19:30h a Cia. AdorArte se reúne na praça Floriano Peixoto localizada em São Brás, sendo que não é obrigatório o comparecimento de todos os integrantes da Cia. Lá desenvolvemos reuniões com artistas de rua onde procuramos estimular o pensamento crítico social através de dinâmicas, orações e ensinamentos bíblicos.

7º- Ministrando com arte.
            Na Cia. AdorArte costumamos dizer que os líderes deste chamado tem autonomia para abençoar qualquer irmão a fazer parte desta obra, porém, para subir no altar, ou em qualquer lugar, para ministrar somente o Senhor escala e para isso faz-se necessário o mínimo de bom caráter e técnica, unção adquirimos no decorrer de nossa busca e caminhada com Cristo.

8º- Solicitação extra IBMA.
            Para solicitar a Cia. AdorArte a participar de algum evento externo à IBMA, faz-se necessário alguns parâmetros:

8.1- Entrar em contato com a liderança da Cia. AdorArte: Bibefu Mangala – (91)81649670; Mhirley Souza – (91)82342372

8.2- Enviar e-mail com resumo de toda programação e aguardar resposta da possibilidade de agendamento para o dia solicitado: cia.adorarte@yahoo.com.br

8.3- Encaminhar uma solicitação em nome do Pr. Marcelo Carvalho para IBMA com resumo do evento, nome e número telefônico do coordenador(a) em questão e entrar em contato com o Pr. Marcelo Carvalho – (91) 81132006.

8.4- Se for necessário transporte para o elenco juntamente com todo material que será utilizado, o promotor do evento arcará com esta despesa.

8.5- A Cia. AdorArte não cobra oferta nas ministrações extra IBMA de cunho Cristão religioso, porém, se for possível destacar uma oferta para manutenção desta obra não recusaremos, todavia a falta de oferta não nos impedirá de fazer a obra.

8.6- Nos eventos seculares, ou seja, que não tem um cunho Cristão religioso, além do transporte por conta do evento, existe uma receita que a Cia. AdorArte lança mão para tornar possível sua participação. Acertar com os líderes da Cia.